Energia

Câmara dos Deputados avança no projeto de reforma do setor elétrico

Para Abraceel, ainda que tímido na defesa do consumidor, o substitutivo melhora proposta original do governo

 

Brasília, 4 de junho de 2018 – A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) acredita que o avanço da proposta de reforma do setor elétrico proporciona uma maior agilidade na liberalização do segmento.

Segundo a Abraceel, as principais alterações, na forma do substitutivo do Projeto de Lei 1.917 na Câmara dos Deputados, são a determinação para a abertura do Grupo “B” em 1º de janeiro de 2028; a separação atacado e varejo em 500 kW, em vez de 1000 kW; a  quantidade mínima de 3.000 kW para a representação do varejista e a possibilidade do varejista ser agregador de cargas, sem comercializar energia.

Apesar de considerar o avanço, a Abraceel ainda considera o projeto tímido em direção à modernização. “Quanto mais se protela o inalienável direito de escolha do consumidor, a portabilidade da conta de luz, maiores serão as ineficiências setoriais repassadas às tarifas elétricas”, explica Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel. “O mundo já se livrou disso há duas décadas, mas o Brasil só olha para o retrovisor”, complementa.

Sobre a Abraceel

Fundada em 2000, a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia defende a portabilidade da conta de luz para todos os consumidores e conta com 92 empresas participantes. Essas empresas são responsáveis por 95% do volume de energia negociado pelas comercializadoras. O mercado livre atualmente atende mais de 5 mil consumidores livres e especiais, que estão entre os maiores do país e é responsável por 77% do consumo industrial brasileiro.

Para mais informações, favor contatar:

Ariane Locatelli

Retoque Comunicação

Telefone: (11) 3088-0990

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s