Indústria

Ranking mostra os principais entraves econômicos apontados pelos empresários

A Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP) acaba de concluir a segunda edição da pesquisa encomendada a IPSOS com os empresários franceses e brasileiros. O estudo traz um ranking comparativo dos principais entraves econômicos apontados pelos investidores no comparativo de 2016 com 2017. Este ano, surgem três novos obstáculos na opinião dos entrevistados: o agravamento da crise política com 46%, a não aprovação das reformas estruturais com 30% e a incerteza eleitoral em 2018 com 23%.

A sondagem revela, ainda, que entre os cinco principais riscos para os negócios nos próximos seis meses estão a desaceleração da economia em segundo lugar com 45%, a falta de demanda com 41% e a dificuldade no repasse de preços de produtos e serviços para o mercado com 23%. “Para a retomada dos investimentos, os empresários precisam de previsibilidade econômica, de juros menores e de competitividade”, afirma Thierry Fournier, presidente da CCIFB-SP.

A pesquisa foi realizada pela empresa de pesquisa IPSOS entre os meses de junho e julho. Mais da metade dos entrevistados atua em empresas internacionais, sendo a grande maioria francesa. Para as empresas multinacionais participantes, o Brasil ocupa o 9ª lugar no ranking global de atratividade para investimentos e o 3º lugar na América Latina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s